Beach tennis e jiu-jitsu movimentam o fim de semana no Parque Olímpico

2021-09-11

Modalidades deverão reunir quase mil atletas nos Circuito Carioca de Beach Tennis e no Campeonato Carioca de Jiu-Jitsu, disputados no Centro Olímpico de Tênis e no Velódromo

 

O final de semana mais uma vez será movimentado no Parque Olímpico da Barra, legado dos Jogos Rio 2016. O Centro Olímpico de Tênis e o Velódromo abrirão suas portas para centenas de atletas do beach tennis e do jiu-jitsu.

Neste sábado (11.09) e domingo (12.09) será disputado o Circuito Carioca de Beach Tennis, nas quadras externas de areia do Centro Olímpico de Tênis. A competição terá partidas nas categorias masculino e feminino, mista e nas faixas etárias acima de 40, acima de 50 e sub-14. São esperados entre 300 e 350 atletas, de acordo com a organização.

Além do beach tennis, o Velódromo recebe o Campeonato Carioca de Jiu-Jitsu, promovido pela Federação de Jiu-Jitsu do Estado do Rio. Cerca de 600 atletas, de diversas categorias, no masculino e feminino, devem disputar o torneio.

“Temos trabalhado para manter o Parque Olímpico ativo e, felizmente, os eventos têm ocorrido com muito sucesso, tanto para treinamentos quanto para competições de modalidades olímpicas, paralímpicas e também daquelas que não fazem parte do programa dos Jogos”, afirmou Marcelo Magalhães, secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

Os equipamentos que estão sob responsabilidade do Governo Federal no Parque Olímpico, administrados pelo Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Esporte, que são as Arenas Carioca 1 e 2, o Velódromo e o Centro Olímpico de Tênis estão constantemente sendo utilizados, conforme destacou Marcelo Magalhães.

“Os eventos deste fim de semana, com centenas de atletas, são mais uma prova disso. Da nossa parte, vamos continuar trabalhando para que mais e mais federações, confederações possam utilizar esse espaço, que é tão importante e simbólico para o esporte brasileiro”, prosseguiu o secretário. "Aproveito para agradecer a parceria com o secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder, pelo apoio que temos recebido para termos um Parque Olímpico com mais eventos”, concluiu Marcelo Magalhães.

Brasileiro de Kickboxing

Entre os dias 4 e 7 de setembro, a Arena Carioca 1 recebeu o 30º Campeonato Brasileiro de Kickboxing. O evento, disputado sem a presença de público, reuniu 1.338 atletas, de sete modalidades, e contou com 1.975 inscrições, pois alguns atletas lutaram em mais de uma modalidade.

Paulo Zorello, presidente da Confederação Brasileira de Kickboxing (CBKB), ressaltou a importância da abertura do Parque Olímpico para as diversas modalidades que realizam treinamentos ou eventos nas arenas que foram palco dos Jogos Rio 2016.

“É um estímulo muito interessante essa abertura e aproximação entre o Ministério da Cidadania e as confederações. Isso cada vez mais vai ampliar a prática dos diversos esportes que temos no país. Essa abertura propicia que atletas de diversas modalidades tenham acesso a equipamentos de relevância, como são as arenas do Parque Olímpico. Isso incentiva a prática do movimento esportivo no geral e tem impactos sociais importantes”, analisou o dirigente.

O Parque Olímpico da Barra abrigou 16 modalidades olímpicas e nove paralímpicas nos Jogos Rio 2016. Um dos maiores legados do megaevento, ele ocupa uma área de 1,18 milhão de metros quadrados na Barra da Tijuca, zona oeste da capital fluminense. Dentre as estruturas construídas, o Ministério da Cidadania administra o Centro Olímpico de Tênis, o Velódromo e as Arenas Carioca 1 e 2.

Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/cbkbcom/library/Zend/Db/Table/Abstract.php on line 1307