CBKB renuncia a organização da etapa Brasileira do Mundial da WAKO 2017

2017-05-17

OFICIAL: todas as modalidades serão organizadas em Budapest, Hungria, de 04 a 12 de novembro
 
Queridos filiados da Confederação Brasileira de Kickboxing,
 
Como todos devem estar acompanhando, a WAKO IF divulgou no dia de hoje informação a respeito do cancelamento da etapa brasileira do Campeonato Mundial. SIM, ISSO É OFICIAL, e conforme o acordo feito entre a CBKB e a WAKO IF, deveriam ser notificados oficialmente e pela ordem, os membros da WAKO IF, da WAKO Panam e por fim, da CBKB. 
 
Vários motivos me levaram a tomar essa decisão, que acima de tudo, visa preservar o crescimento do Kickboxing no Brasil e na Panam. Em resumo, não me senti totalmente seguro em organizar o Mundial, infelizmente. Organizei com muito sucesso a edição de 2013 no Brasil, mas após isso, principalmente com o reconhecimento da WAKO IF pelo COI através do AIMS, as condições exigências para a execução do Mundial subiram a um patamar que, após longa e minuciosa análise, não conseguiríamos cumprir.
 
Sendo assim, uma Comissão Extra da WAKO IF foi formada por mim, Borislav Pelevic ( presidente da WAKO IF ), Espen Luden e Roy Baker ( ambos, com eu, vice presidenrtes da WAKO IF ), para analisar os fatos, as consequências e por fim apresentar as soluções. Sim, soluções, pois não poderíamos simplesmente anunciar que o Brasil não sediaria mais uma etapa. Com certeza os filiados, em todo o mundo perguntariam, "e agora, porque, onde será, acontecerá a etapa?”. Tomamos todas as precauções e no mesmo momento que anunciamos a acima exposto, anunciamos o local e data do Mundial com todas as modalidades incluídas. 
 
Para nós, brasileiros, será uma perda momentânea, mas organizar sem a certeza de cumprir todas as exigências, causaria danos ainda maiores. Por fim, foi necessário dar esse passo atrás, para dar muitos outros a frente.
 
Como divulguei na carta conjunta, o Brasil e a Panam caminham muito forte rumo a praticar um Kickboxing de altíssimo nível. Nunca realizamos tanto, nem no amador , nem no profissional e é isso que nos estimula a continuar:
 
- Brasileirão e Copa Brasil 100% confirmados
- Camp Internacional 2018 100% confirmado
- Seleção Brasileira nos Jogos Mundiais  100% confirmada
- Seleção Brasileira no Mundial da Hungria 100% confirmada
 
Na Panam:
 
- Campeonato Bolivariano no Equador
- Open do Caribe em Trinidad Tobago
- Open do México
- Campeonato Sulamericano com data confirmada de 23 a 26 de novembro, faltando confirmar o local
 
WGP:
 
Maior evento de Kickboxing do Continente e maior evento de lutas do Brasil. Na edição de abril, foi líder de audiência na Argentina. 
 
Além do desenvolvimento técnico e arbitral, a PANAM será a primeira Confederação Continental a possuir sede administrativa e técnica instalada dentro de um Comitê Olímpico, quando, em junho, inaugurará seu novo escritório administrativo e outro Centro de Treinamento na sede do Comitê Olímpico do Paraguay.
 
Espero, mais uma vez,  poder contar com o apoio de todos, que durante todos esses anos, compartilharam comigo o desejo de transformar o Kickboxing em um grande esporte e também me desculpar por todos os problemas que essa decisão possa causar.
 
Afirmo ainda, que essa decisão, sem dúvida, foi a mais difícil que tomei na minha vida, mas após muito analisar todos os fatores, cheguei a conclusão de ser a melhor. Atravessamos um momento muito difícil no nosso Brasil, mas temos certeza de que, com fé e muito trabalho, superaremos essa fase.
 
Despeço-me na certeza de uma decisão, apesar de muito difícil, correta, pelo bem do Kickboxing e acima de tudo, pelo bem da CBKB, Panam e WAKO IF.
Sinceramente,