DATAS IMPORTANTES NA HISTÓRIA DO KICKBOXING

Atualmente o Kickboxing é o esporte de contato que mais cresce no mundo, com eventos regulares em mais de 150 países espalhados por todos os Continentes mundiais. Conheça agora um pouco das datas que marcaram e fizeram a história desse esporte.

 

1973 - Realizado em setembro daquele ano, o priemiro Campeoanto Mundial de Karatê Full Contact, em Los Angeles (USA).

1975 – Primeiro Título Mundial Profissional, realizado por George Bruckner, em Berlim (ALE) e conquistado por Gordon Franks.

1976 – Na academia de George Bruckner é realizada uma luta entre Dominique Valera e Bill Wallace, com duração de 10 minutos, que consagra a supremacia de Bill “Superfoot” Wallace. É fundada a World Association Of All Style Karate Organizations.

1977 – Setembro é realizado o 1º Campeonato Alemão pela WAKO, em Wolfsburg.

1978 – É realizado o primeiro campeonato Mundial WAKO, com a participação de 18 países, organizado por George Bruckner, em Berlim (ALE).

1979 – O segundo campeonato Mundial é realizado em Tampa – Flórida (USA). A Europa toma conhecimento do grande fenômeno do Full Contact nos Estados Unidos. Daí em diante, a WAKO passa a realizar seus mundiais a cada 2 anos.

1980 – A WAKO deixa de usar a terminologia Karatê Full Contact, passando a utilizar o termo Kickboxing, que passava melhor a ideia do “chutar boxeando”.

1981 – A WAKO tem a sua terminologia ajustada para Word Association Of Kick Boxing Organization.

1983 – O italiano Ennio Falsoni é eleito o presidente da WAKO.

1985 – A WAKO se divide em duas facções: de um lado o presidente George Bruckner e de outro Ennio Falsoni.

1987 – A WAKO é reunificada e Ennio Falsoni é confirmado como presidente único da entidade, com sede em Milão (ITA).

1987 – Primeira participação brasileira em campeonato Mundial, realizado em Munique (ALE).

1990 – Primeiras conquistas de medalhas em campeonato Mundial, realizado em Mestre Di Veneza (ITA), pela equipe brasileira – Paulo Zorello (prata) e Alessandro Gatto (bronze). No mesmo ano, Paulo Zorello conquista o título europeu de Full Contact pela seleção italiana e ao retornar, começam as atividades da WAKO no Brasil.

1990 – Durante a realização do congresso da WAKO no campeonato Europeu, em Madrid (ESP), fica decidido que a entidade deveria criar sua seção profissional, a WAKO-PRÓ, em duas de suas modalidades – Full Contact e Low Kicks.

1991 – É realizada em Milão (ITA), a primeira disputa de título Mundial Profissional de Full Contact entre o francês Phillipe Coutelas, então Campeão Mundial Amador, e o brasileiro Paulo Zorello, então Campeão Europeu Amador, vencida por pontos pelo brasileiro, tornando-se o primeiro Campeão Mundial Profissional na história da WAKO.

1991 – Primeira medalha de ouro obtida pelo Brasil em Campeonato Mundial Amador, realizado em Londres (ENG), pela atleta Carla Ribeiro (DF). Ainda em 1991 é realizado o 1º Campeonato Brasileiro, em Brasília (DF), com a organização a cargo de Antonio Flávio Testa.

1993 – Fundada a Confederação Brasileira de KickBoxing, durante a realização do 3º Campeonato Brasileiro, em Cruz Alta (RS), organizado por Badique Daer. Na ocasião foi eleito por aclamação Paulo Zorello, como presidente.

1993 – Realizada no Brasil a primeira defesa de título Mundial com transmissão ao vivo pela televisão Bandeirantes. Paulo Zorello venceu por K.O. no 7º round o francês Phellip Coutellas, na primeira defesa de Título Mundial realizada no Brasil.

1994 – A CBKB realiza o 1º Campeonato Panamericano, em Uberlândia (MG), organizado por Hélio Mendes. No mesmo evento Paulo Zorello nocauteia no 4º round o francês Reinald Fucho na defesa de seu Título Mundial dos pesados de Full Contact.

1995 – O Brasil participa com uma delegação de vinte e duas pessoas, sendo dezoito atletas, dois árbitros, além do presidente Paulo Zorello e o vice presidente Flávio Testa, no Mundial de Kiev, Ukrânia. André Roubert (RJ) conquista a medalha de prata no Low Kicks até 60 Kg.

1996 – Durante o congresso da WAKO no Campeonato Europeu, é decidido que mais duas modalidades fariam parte da WAKO-PRO, o Light Contact e o Semi Contact.

1997 – Durante a realização do congresso WAKO no Campeonato Mundial de Gdansk (POL), fica decidido que o Thai Kick seria incluído às modalidades competitivas da entidade. Daí em diante, a WAKO passa a organizar disputas de Full Contact, Low Kicks, Light Contact, Semi Contact, Musical Forms e Thai Kick, sendo que, somente o Musical Forms participa exclusivamente da divisão amadora.

1998 – É próximo o reconhecimento da WAKO pelo GAISF  - General Association International Sports Federations (www.agfisonline.com), comitê central que estuda a inclusão de novos esportes às modalidades olímpicas existentes) 

1999 – A WAKO fecha o milênio com 1.200.000 praticantes ao redor do mundo em 89 confederações nacionais nos 5 (cinco) Continentes, realizando campeonatos Mundiais em duas edições – Low Kicks em Kyrgiztan e as demais modalidades em Caorle (ITA).

1999 – A CBKB realiza seu primeiro Campeonato Sulamericano em São Paulo com a presença da Argentina.

2000 – A CBKB realiza o 2º Campeonato Panamericano em São Paulo.

2001 – A WAKO já está presente em 96 países e 37 destes filiados a seus comitês olímpicos.

2001 – A CBKB realiza a segunda edição do Campeonato Sulamericano, também em São Paulo e contou com a presença das seleções da Argentina e Bolívia.

2001 – A WAKO realiza com sucesso as duas etapas do Campeonato Mundial. O Semi Contact, Light Contact e Musical Forms, foram realizados em Maribor (Slovenia) e o Full Contact, Low Kicks e Thai Kick em Belgrado (Yugoslávia). 

2001 – Em Novembro durante a realização do Mundial de Belgrado, Paulo Zorello retira-se oficialmente dos ringues encerrando sua vitoriosa carreira de 37 vitórias, 30 KO e 1 derrota, tornando-se o campeão mundial profissional a manter o título por mais tempo (10 anos, 8 meses e 24 dias).

2002 – A WAKO continua investindo, nas competições profissionais, realizando em média 05 disputas de títulos por mês, ao redor do mundo.

2002 – Budva – Montenegro, antiga Yugoslávia, realiza a terceira edição do Campeonato Mundial Junior.

2002 – O Brasil fecha o ano com quatro campeões mundiais, fato inédito em sua história. Wagner Stivi (GO) no Low Kicks 56,400 kg, Deucélio Rodrigues (PR) no Low Kicks 58,200 kg, André Roberto Rouberte (RJ) no Low Kicks 60 kg e Moisés “GIBI” Baptista (SP) no Low Kicks 78,100 kg.]

2002 – A CBKB realiza com sucesso a terceira edição do Campeonato Panamericano de KickBoxing.

2003 – A WAKO realiza com enorme sucesso as duas etapas do Campeonato Mundial amador, sendo uma em Kiev – Ucrânia e a outra em Paris – França.

2003 – O 3º Sulamericano começa a demonstrar o crescimento do esporte no continente. São Paulo recebeu as seleções da Argentina, Peru, Chile, Equador e Bolívia, além dos convidados especiais França e Noruega.

2004 Fev – O ano começa muito forte, principalmente com a apresentação do calendário profissional onde serão transmitidos 08 eventos ao longo de 2004.

2004 Set – Enorme sucesso na realização do 14º Campeonato Brasileiro Adulto e 8º Campeonato Brasileiro Sub 17. Participação Record de 370 atletas na cidade de Amparo, interior paulista, com o Rio de Janeiro sagrando-se campeão pela sexta vez.

2004 Nov – O 3º Campeonato Open Panamericano encerra o ano de forma espetacular. Oito países, mais de 300 atletas e transmissão exclusiva pelo BandSports. Brasil é tri-campeão.

2005 Mai – Enorme sucesso a realização do 15º Campeonato Brasileiro de KickBoxing e 9º Campeonato Brasileiro Sub 17.

2005 Ago – O 4º Campeonato Sulamericano de KickBoxing é realizado pela 1ª vez fora do solo brasileiro. Buenos Aires foi a sede e apesar disto o Brasil sagra-se tetra-campeão.

2005 Set – A WAKO realiza com maestria o mundial de Marrocos, nas modalidades Low Kicks, Thai Kick e Musical Forms.

2005 Nov – Agora é a vez da Hungria sediar o mundial nas modalidades de Full Contact, Semi Contact e Light Contact. As duas etapas contaram com a participação de mais de 1300 atletas oriundos de 90 países, representando os cinco continentes.

2006 Jun - o 16° Brasileiro adulto e 10° Sub17, realizado em Niterói – RJ, superou todas as expectativas e coroou o Rio de Janeiro como Octa Campeão Nacional.

2006 Set - O Campeonato Europeu, realizado em Lisboa, Portugal, marcou o inicio do controle anti – doping na modalidade.

2006 Out – Durante a reunião do Conselho do GAISF – General Association International Sports Federations (www.agfisonline.com), a WAKO foi reconhecida oficialmente como a única entidade oficial do esporte KickBoxing no mundo.

2006 Nov - O 4° Campeonato Panamericano realizado em Niterói – RJ, marcou a presença inédita do Canadá, EUA e México. No congresso Panamericano realizado no evento, foi fundada a Confederação Panamericana e Paulo Zorello foi eleito presidente.

2006 Dez – São iniciadas as atividades da WAKO Champions League no Brasil. Somente no primeiro mês (dezembro), três eventos foram realizados.

2006 Dez – Deucélio Rodrigues (PR) conquista o Título Mundial Profissional de Thai Kick ao vencer por KO no primeiro round o português Tiago Pereira. Ele e Wagner Stivi (GO) são os dois Campeões Mundiais do esporte no Brasil.

2007 Mai - A CBKB realiza a 17ª edição do Brasileirão Adulto e 11ª do Sub 17 no Ginásio do Ibirapuera, reunindo representantes de doze estados e mais de 350 atletas.

2007 Jul - O 5º Campeonato Sulamericano Adulto e Sub 17 volta a ser realizado no Brasil, no Ginásio do Ibirapuera e o Brasil conquista o Penta.

2007 Jul/Out - A WAKO dá mais um grande passo rumo ao reconhecimento Olímpico participando dos Jogos Africanos e dos Jogos Asiáticos Indoor, posicionando de vez a entidade como a legítima representante mundial do esporte.

2007 Set/Nov - A WAKO realiza suas duas etapas dos Mundiais em Belgrado, Sérvia e em Coimbra, Portugal, reunindo mais de 1800 atletas representantes de 80 nações. O Brasil participa das duas edições e conquista uma medalha de bronze com Guto Inocente (DF), no Thai Kick.

2007 Dez - A CBKB  reedita a Copa Brasil, somente na modalidade Low Kicks, promovendo uma premiação diferenciada para os participantes. A partir de 2008 este evento passa a fazer parte do calendário oficial e terá outras modalidades.

 2007 Dez - A WAKO encerra o ano modificando oficialmente o nome da modalidade Thai Kick para K1 Rules, por exigência do Comitê Olímpico Mundial.

2007 Dez - A CBKB encerra o ano com 37 filados contemplados pelo programa Bolsa Atleta do Ministério dos Esportes, e em quarta colocada no ranking entre todas as entidades esportivas nacionais.

2008 Maio - A CBKB realiza no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, o maior Campeonato Brasileiro Adulto e Sub 17 de todos os tempos. Participaram mais de 500 atletas sendo 254 nas três modalidades de ringue.

2008 Ago - A Copa Brasil entra de vez para o calendário oficial e realiza um evento diferenciado nas três modalidades de ringue. Destaque para o evento especial da noite que premiou 20 atletas com a estadia completa no Panamericano do Chile e foram transmitidas pelo canal de televisão Bandsports.

2008 Out - O Brasil levanta o penta campeonato no Panamericano do Chile (Viña del Mar) participando com uma delegação expressiva de 118 pessoas entre atletas, técnicos e árbitros.

2008 Nov - Um mês histórico para o KickBoxing brasileiro que debutou nos Jogos Abertos do Interior de São Paulo, maior evento esportivo das Américas, que reuniu mais de 18 mil atletas em mais de 30 modalidades esportivas.

2008 Dez - A CBKB fecha o maior acordo de parceria da história: O Projeto KickBoxing Brasil, projeto este que contemplará a abertura de três centros de treinamento da modalidade em Centros Esportivos Estaduais, em parceria com  governo do estado de São Paulo, através da SELT- Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do estado de São Paulo e o mesmo deve ensinar gratuitamente 900 novos filiados.

2008 Dez - A CBKB fecha o ano com 77 atletas contemplados no Programa Bolsa Atleta do Ministério dos Esportes, a maioria na categoria internacional e a entidade se posiciona como a mais forte dentro as "lutas em pé" do Brasil.

2008 Dez - A Câmara Municipal sanciona Projeto de Lei que cria o Dia do Kickboxing na cidade de São Paulo: 25 de setembro

2009 Mai - O 19º Campeonato Brasileiro de Kickboxing recebe 984 inscrições, sendo estas mais de 500 nas modalidades de ringue.

2009 Set - A Copa Brasil também mostra a sua força com 746 inscritos.

2009 Set/Out - O Brasil participa das duas edições dos Mundiais da WAKO e obtém seu melhor resultado conquistando uma medalha de prata e sete de bronze, além de ter classificado dois atletas para o Sportaccord Combat Games, evento que está sendo considerado a primeira edição das Olimpíadas Marciais.

2009 Nov – A CBKB renova o projeto Kickboxing Brasil e assina contrato para mais três novos centros de treinamento gratuito de kickboxing no interior do estado, Projeto KickBoxing São Paulo com sedes nas cidades de Itanhaém, Bauru e Itu.

2009 Dez - O Brasil é hexa campeão sulamericano no 6º Campeonato Sulamericano realizado em Assuncion, Paraguai, conquistando mais de 170 medalhas e com uma delegação de mais de 180 pessoas.

2010 Jan - Agora já é realidade: a modalidade esportiva “KickBoxing” integra oficialmente as disputas dos Jogos Abertos do Interior (JAI), evento promovido anualmente pela Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo (SELT).

2010 Jun -  Realizada a histórica vigésima edição do Campeonato Brasileiro de KickBoxing, em Embu das Artes/SP.

2010 Set - A Copa Brasil mostra um nível altíssimo, com as finais transmitidas pela TV, em evento realizado em Guarujá/SP.

2010 Out - O Kickboxing bate Record de inscrições de cidades numa primeira edição oficial da modalidade.

2010 Dez - O Brasil sagra-se hexa campeão Panamericano, em evento realizado na cidade de Guarujá/SP

2011 Jun -  A 21ª edição do Brasileiro realizado em  Vitória/ES, recebeu a maior cobertura da mídia da história da modalidade.

2011 Ago - CBKB inicia uma nova e vitoriosa fase no profissional com a criação do WGP- WAKO Grand Prix, maior circuito de lutas já realizado no Brasil.

2011 Set - A Copa Brasil ultrapassa as fronteiras do eixo Rio/São Paulo e acontece pela primeira vez no estado do Paraná, sendo realizada em Maringá.

2012 Dez - Realizada a 7ª edição do Campeonato Pan Americano de Kickboxing, desta vez em Foz do iguaçu, Paraná, Brasil. O evento marcou a ulitma particpação oficial do então presidente da WAKO IF, Dr. Ennio Falsoni.

2012 Dez – A modalidade Semi Contact passa a se chamar Point Fight.

2013 Set – O Brasil sedia pela primeira vez uma etapa do Campeonato Mundial de Kickboxing, nas modalidades Low Kicks e K1 Rules.

2013 Set – O Brasil sedia pela primeira vez uma etapa do Campeonato Mundial de Kickboxing, nas modalidades Low Kicks e K1 Rules. É nesse Mundial que o país conquistou a primeira medalha de ouro no ringue com a capixaba Barbara Nepomuceno. As outras medalhas do Brasil foram: 

Daniel Mattos 3º lugar K1 57 Kg

Alex Pereira 2º lugar k1 91 Kg

Juliana Werner K1 65 Kg

Manuela Martini K1 + 70 Kg

Edson Ribeiro da Silva 3º lugar Low 51 Kg

Tadeu San Martino 3º lugar Low 75 Kg

Felipe Micheletti 2º lugar Low + 91 Kg

Ivani Conceição 2º lugar Low 56 Kg

2013 Out - O Brasil conquista as inéditas medalhas nos  Jogos Mundiais de Combate, na edição realizada em São Petesburgo, Russia. Tadeu San Martino, SP foi prata e Fernando Nonato, RJ, bronze.

2014 Jan - A WAKO continua a trabalhar muito forte vista ao reconhecimento olímpico.

2014 Set - Durante a realização da Copa Brasil em Piracicaba, WAKO PANAM em parceria com a CBKB e a PM Piracicaba, inaugura o Centro de Treinamento Oficial da modalidade, com dois ringues, 800 metros de tatame, área de sacos e escritório administrativo.

2014 Dez - Realizada a 8ª edição do Campeonato Pan Americano na cidade argetnina de Corrientes. Na ocaisão ocorreram as eleições da Diretoria da WAKO PANAM para o período de 01/janeiro/2015 a 31/dezembro/2018. O brasileiro, Mestre Paulo Zorello foi reconduzido ao cargo.

2015 Set/Out - O Brasil continua a participar nos Mundiais WAKO e a conquistar medalhas.

2015 Dez - O Brasil mantém sua hegemonia no 9º Campeonato Sul-americano de Santiago, Chile. Com exceção das Guianas, todos os outros países da América do Sul participaram do evento, estabelecendo novo recorde para o esporte.

2016 Jun - CBKB realiza no São Paulo Futebol Clube, o maior Campeonato Brasileiro de todos os tempos com 1245 inscrições.

2016 Jun - A WAKO é reconhecida pelo COI- Comite Olimpico Mundial, atraves  do AIMS-Alliance of Independent recognised Members of Sport