Quem somos - A História da CBKB

A Confederação Brasileira de Kickboxing foi fundada em 1993, durante a realização do 3º Campeonato Brasileiro de Kickboxing, realizado na cidade de Cruz Alta/RS. A Entidade está representada em 18 estados e conta com  mais 2.000 Faixas Preta formados e mais de 25.000 filiados desde a sua fundação.

- Realiza o Campeonato Brasileiro Adulto e Sub 17 ininterruptamente desde 1.991, na época como Associação Brasileira de Kickboxing. Fomenta a prática esportiva, social e democrática da modalidade em todos os seus estados federados.

- Está filiada a WAKO – World Association Kickboxing Organization (www.wakoweb.com), única sigla mundial de Kickboxing reconhecida pelo SportAccord – International Sports Federations (www.sportaccord.com), e que possui representantes filiados em mais de 150 países espalhados pelos cinco continentes. O Kickboxing da WAKO participou, como esporte de apresentação dos Jogos Asiáticos em 2007, 2009 e 2011, estreando como modalidade oficial na edição de 2013. Participou dos Jogos Africanos em 2007, 2009 e 2011 e dos Jogos do Mediterrâneo em 2008. Em 2010 participou do World Combat Games, organizado pelo Sportaccord, realizado na cidade de Pequim/China, nas mesmas instalações onde foram realizadas as Olimpíadas 2008. Em 2013 participou da segundaedição realizada na cidade russa de São Petesburgo, conquistando 06 das 12 vagas para o continente americano, e trazendo para o Brasil duas medalhas, uma de prata e uma de bronze, as únicas conquistadas no nosso continente.  O World Combat Games está sendo considerado como a primeira ação do COI – Comitê Olímpico Internacional, em criar os Jogos Olímpicos Marciais. Em 2017 participará como esporte de apresentação dos Jogos Mundiais, organizado pela IWGA- International World Games Association, na edição a ser realizada em Varsóvia, Polonia.

Reconhecido pelo COI – Comitê Olimpico Internacional através da AIMS em 2016, o esporte ganha status olímpico e trabalha agora para participar oficialmente dos Jogos.

- A WAKO é filiada a:

WADA- World Anti-Doping Agency: entidade reguladora do esporte perante o controle de dopagem e diretamente ligada ao COI.

OCA- Olympic Council of Asia: entidade filiada diretamente ao COI, que regula a prática esportivas no Continente Asiático e que reconhece o Kikcboxing WAKO oficialmente.

IWGA- International World Games Association: Composta de Federações Esportivas Internacionais, a IWGA administra um quadrienal e multidisciplinar evento esportivo, os Jogos Mundiais, a respeito do qual aspira igualar e exceder a importância dos campeonatos mundiais organizados por cada federação.

- AIMS - Alliance of Independent Recognised Members of Spor ( http://aimsisf.org/)

- FISU – Federação Internacioanl dos Esportes Universitários (http://www.fisu.net/)

 

- A CBKB realiza dezenas de eventos estaduais durante o ano, diretamente ou em parceria com as Federações, ou Delegados Estaduais visando preparar seus atletas vistas aos principais eventos do calendário oficial, como o Campeonato Brasileiro, Copa Brasil, as duas etapas dos Campeonatos Mundiais realizados bi-anualmente, o Campeonato Mundial Cadets/Juniores, realizado bi-anualmente e os Campeonatos Sulamericanos e Panamericanos de Kickboxing, realizados em anos alternados.

- A modalidade estreou como modalidade extra nos Jogos Abertos do Interior 2008 de São Paulo  em Piracicaba, reunindo 08 municípios, repetindo a dose em 2009, em São Caetano do Sul. Em 2010 o Kickboxing foi reconhecido nos JAI e participou pela primeira vez como modalidade oficial contando com 69 equipes, entre masculino e feminino, representando 44 cidades, estabelecendo um record com relação ao número de participantes numa primeira edição como modalidade oficial. Ano a ano, a participação nos Jai vem se tornando mais positiva. Nacionalmente, após São Paulo, o Paraná já reconheceu a modalidade como oficial nos seus Jogos estaduais e Riode Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina estão trabalhando no mesmo sentido.

- A Confederação Brasileira de Kickboxing mantém um estreito relacionamento com os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, onde realiza eventos nacionais de grande porte, além de manter intercâmbio com vários municípios brasileiros.

- Em 2013, sediou uma das duas etapas oficiais do Campeonato Mundial WAKO, nas modalidades Low Kicks e K1 Rules e com isso, colocou de vez o país na rota dos grandes eventos do mundo.

- No ano de 2015, realizou, na cidade paranaense de Maringá, a história 25ª Edição do Campeonato Brasileiro Adulto e 19º Sub 17, tendo o estado se São Paulo, como campeão geral do evento. Realizou ainda a Copa Brasil de Kickboxing, na cidade de Niterói, Rio de Janeiro e colaborou a 9º Edição do Campeonato Sulamericano, realizado no mês de dezembro no Chile, onde o Brasil sagrou-se campeão mais uma vez.